A Estância São Rafael se dedica à pecuária de corte e ovinocultura desde o século passado. Em 1930, o então proprietário, Sr. Mariano Joaquim Mariano da Rocha, após morar nos EUA/Texas e em uma atitude pioneira, passa a desenvolver cruzamentos do gado Zebuíno, existentes em São Borja, com touros Shorthorn procedentes do Uruguai.
Dando continuidade ao trabalho, Nelson Mariano da Rocha iniciou, em 1980, o cruzamento do rebanho Santa Gertrudis com raças européias, destacando-se o Red Angus. Com a necessidade de produzir touros para uso próprio, o plantel da propriedade aos poucos foi sendo absorvido por Red Brangus, raça que hoje é utilizada também no gado comercial.
Novas tecnologias, como Deps genéticas, avaliação de reprodutores e matrizes, IATF… foram introduzidas ao longo dos anos, alcançado excelentes resultados graças a um manejo programado e baseado na integração com a agricultura de arroz e soja.
Iniciado mais recentemente, o haras Quarto de Milha já colhe seus frutos nas pistas do cone sul e conta com dois garanhões de destaque e matrizes de excelente pedigree. Os potros são comercializados ao desmame e recebem uma criação livre, com amplo espaço para seu desenvolvimento pleno.
O manejo da propriedade procura ser o mais integrado possível, com boas práticas culturais e de bem estar animal. Manter áreas de refúgios para animais silvestres, bem como o plantio de árvores nativas além das matas já preservadas, foram atitudes que aumentaram significativamente o número de animais, desde capivaras e marrecas, a jacarés, veados, perdigões… Assim, ajudamos a conservar o meio ambiente que por tantas gerações vêm nos mantendo na terra.